sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vídeo Aula sobre Geografia Física, Usando o Google Earth

Este vídeo foi uma proposta do curso, em particular a disciplina "Educação, Comunicação e Mídia". Fala sobre alguns temas de Cartografia, Geomorfologia, Clima e etc. Link do vídeo: http://youtu.be/SsYa6OiIDzo

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Análise de vídeo-aulas

Link da primeira vídeo-aula: http://www.youtube.com/watch?v=yA-ZYSCWSq8. Análise: Se trata de um vídeo que fala sobre placas tectônicas e atualidades em Geografia física, que faz parte de um "canal" no youtube chamado "descomplica". Porém existe um erro logo de início na aula, o professor que está explanando sobre Geografia Física é formado em História. O professor usa muitas gírias e a sua fala é exageradamente informal, até mesmo porque ele passa todo o tempo mascando chiclete. Ele dispõe de um tablet como recurso educativo, usando-o para acessar notícias recentes e explica-las aos alunos de uma forma mais simples e inteligível. As notícias são relacionadas a acidentes provocados pelos movimentos das placas tectônicas. Isto é positivo pois instiga o aluno, torna a aula mais interessante. Além disto ele usa um mapa do mundo, através de um desenho improvisado no quadro, que serve como plano de fundo da vídeo-aula e é usado também para localizar e explicar a dinâmica das placas em um contexto mundial. No que se refere ao entendimento do que foi passado o resultado foi satisfatório e coerente. Link da segunda vídeo-aula: http://www.youtube.com/watch?v=iyiiJ8s_nls. Esta vídeo-aula faz parte de uma "canal" do youtube chamado PreparaçãoDigital, o professor que apresenta é formado em Geografia e seu nome é Claudinei Perencin. O assunto é a China. Sua postura é formal, ele não usa gírias mas também não exagera na linguagem técnica. Ele usa recursos tecnológicos que aparecem em forma de algumas frases digitais enfatizando o que ele diz. Além disto ele usa figuras também digitais, de mapas e etc. O professor faz uma verdadeira exploração da China, explica seus aspectos físicos de maneira coerente e dinâmica, aspectos como relevo, hidrografia, clima e etc. e fala também de aspectos sociais como demografia, etnias,força de trabalho, economia e entre outros. Foi uma vídeo-aula muito produtiva e enriquecedora.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Homem e a Natureza: Construção de um shopping sobre nascentes em Goiânia, GO.

Recentemente tem sido alvo de muitas discussões, no município de Goiânia, a construção de um shopping, com grande estrutura física, muito próximo ao leito do Córrego Caveiras. Uma das questões que se levanta é se a obra está sendo construída dentro da APP. Após realizar o cálculo das distâncias, através do software Google Earth Pro, entre o curso d’água e 50 metros (conforme estipula o Plano Diretor de 2007) percebeu-se que, em relação ao leito do córrego, a construção estava regular. Entretanto, no decorrer dos estudos foram encontradas três nascentes (representadas com pontos na cor vermelha) que, em 2008, localizavam-se no espaço atualmente ocupado pelo shopping (figura 01 e 02).

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ilhas Phi Phi

As ilhas Phi Phi são ilhas tailandesas que são consideradas umas das mais belas ilhas do mundo. As que mais se destacam são ko Phi Phi Don e Ko Phi Phi Ley. A ilha de Ko Phi Phi Ley foi no passado habitada por vikings.
Mais Fotos podem ser visualizadas no endereço: http://phi-phi.com/

Postagem Especial: Conceituando Multitarefa e vícios em tecnologia

Multitarefa: Uma pessoa que "consegue" realizar muitas coisas ao mesmo tempo é considerado multitarefas. Porém acredita-se que não existe possibilidade de isto ocorrer com qualidade, daí as pessoas que estão frenquentemente conectadas não conseguirem realizar tarefas com qualidade plena.

Vícios em internet e jogos: as pessoas que não conseguem se libertar do ambiente virtual, computacional, e não conseguem mais se relacionar socialmente bem são consideradas viciadas. Isto é um grave problema da atualidade,, até mesmo porque muitas pessoas viciadas não se consideram como tal e a maioria dos países não tem medidas de tratamento destes problemas.